sexta-feira, 11 de junho de 2010

Changing Gears

Já que agora tenho um blog mais vale dar-lhe uso.

2010 tem sido um ano fraquito em termos de poker.
2009 correu optimamente. Comecei a jogar NL20 e acabei a dar alguns shots - bem sucedidos - a 3/6 e 5/10 HU e 6max sempre que aparecia algum fish nas mesas. Estava super confiante e sentia o meu jogo levantar voo de dia para dia.

Entretanto em Novembro tomei a difícil decisão de deixar o poker de lado para me concentrar a 100% no último ano da faculdade. Fiz cashout de metade da banca para me auto-impedir de dar shots e mantive só o necessário para ir jogando por diversão quando apetecesse.
Não tinha sequer tempo para me coçar mas, como pensava que era +EV em praticamente todos os jogos dos limites habituais, comecei a tentar usar os tempos "mortos" para grindar e ir ganhando uns troquitos. Passado pouco tempo já só jogava quando estava ao telefone ou com sono a mais para estudar. Abandonei HU por exigir atenção a mais e dediquei-me a 6max porque dava para jogar sem pensar. Ver videos, analisar mãos e melhorar o meu jogo - nada (não tinha tempo...)

Não é preciso dizer que o resultado foi mau. Não deixei de ganhar por isso não posso ser assim tão ingrato com o jogo mas senti que passei de reg-de-HU-que-ganhava-15bb/100-tranquilamente-sem-grande-table-selection para um rakeback grinder de 6max.
Agora que olho para a database do HM vejo que mesmo assim ganhei mais de 2bb/100. Suponho que não é mau para 6max e que não deveria andar desmotivado, mas e verdade é que andava. Com uma winrate dessas os resultados só se veêm depois de muito volume e meter volume nunca foi o meu forte.

Finalmente, no mês passado decidi repensar o que andava aqui a fazer. Decidi parar de jogar NL6max e usar o pouco tempo disponível para trabalhar nas vertentes mais fracas do meu jogo ( que são muitas - como tinha dito não sei jogar MTTs, SNGs ou full ring, por exemplo) para atacar as mesas em 2011.

Experimentei os MTTs num destes fins-de-semana e não demorei muito a lembrar-me porque deixei de os jogar: a net foi abaixo durante mais de 40 minutos (ty ZON) quando estava a multi-tablar um montão de torneios. Mas nem tudo foi mau - tomei conhecimento de que agora existem intervalos sincronizados (nice) e ainda voltei a tempo de shipar um torneio de 11$ 12K GTD para quase 3K, o que foi agradável. Sorte de principiante.

Também me tenho dedicado mais a PLO. Sempre achei que era um jogo estúpido em que temos de andar constantemente a shovar 100 BBs para esplorar equity edges de ridiculamente pequenas. Além disso parecia-me ser muito mas difícil manobrar pós-flop e, por isso, mais difícil explorar as más tendências dos jogadores mais fracos.
Embora o primeiro ponto seja verdadeiro, pelo que tenho visto o segundo não podia ser mais errado. Há bastantes jogadores maus que cometem erros enormes e muito valor neste jogo. Acho que devia ter aprendido a jogar há mais tempo mas vou tentar aproveitar enquando é tempo. Venham daí essas swings ;)

Outra ideia que tive para me motivar foi "pegar" em um ou dois jogadores de microstakes e tentar ajudá-los a evoluir. Assim sentia-me bem comigo próprio e ainda me obrigava a pensar a fundo no poker. Não posso prometer nada porque tenho mesmo muito pouco tempo - nem sei se tenho qualidade suficiente para ajudar - mas era capaz de ser bom.
Se alguém estiver interessado é só deixar um comentário.

6 comentários:

  1. Boas.
    Eu apesar de não ser um membro muito participativo no pokerpt sou um leitor assiduo e desde ja queria-te dar os parabens pelos resultados que obtiveste num período tao curto.
    (Agora puxando a braza a minha sardinha :P) Eu jogo NL10 6max e apesar de os resultados nesse nivel nos ultimos tempos serem bastante positivos, quando dei um shot a NL20 a coisa nao correu nada bem... Para alem disso por vezes dou comigo a jogar heads up (por jogar a horas pouco ortodoxas) e sinto que o meu jogo nessa vertente e muito fraquinho lol
    Assim gostava de saber como e que estas a pensar "pegar" nesses jogadores de micro stakes ... e candidatar-me desde ja para isso ! Se estiveres disponivel adiciona o meu mail no msn acampado_89@hotmail.com...
    Abraço e boa sorte para essas novas aventuras ... e esses swings enormes de PLO! :)

    ResponderEliminar
  2. Boas, gostava de falar contigo sobre poker, o meu msn é: dnrpoker@gmail.com

    Cumps

    ResponderEliminar
  3. just_a_dramer, ainda vou pensar melhor como é que isso vai funcionar. Não me quero comprometer com o projecto para já porque não tenho um plano ainda e quero que valha mesmo a pena para todos os envolvidos. Provavelmente no início será mais discussão geral sobre poker e análise de mãos para corrigir leaks básicas e depois depende da evolução. Mas como disse ainda tenho de planear isso bem antes de começar...
    E não jogues HU antes de NL50. O Rake é muito alto em microstakes para se jogar HU...

    Drr, também já te adicionei. Depois diz qq coisa...

    ResponderEliminar
  4. se calhar ja venho tarde de mais...
    mas se podesses adicionar no MSN para falarmos, era optimo!!!

    abraço

    fabio.cardoso@vodafone.pt

    ResponderEliminar
  5. Boas Rapaz

    Consegui um bom acordo para a malta no site que me patrocina. Passa no meu blog para ver o deal que arranjei e faz o download pelo link que esta no blog.

    www.the-truth-k.blogspot.com

    abraço
    Yuran

    ResponderEliminar
  6. boas santiz, encontrei-te ha um bocado no FTP nas mesas de nl200hu, falei em trocar contacto mas como estavas a meio da session nem ligaste, se quisres add ai:

    franciscofsales1(@)gmail(.)com

    ResponderEliminar